Perguntas Frequentes

Para o que serve a Terapia Holística?

A Terapia Holística é um conjunto de técnicas destinadas ao re-equilíbrio psico-energético.  Não trata diretamente doenças.  Seu paradigma não se atém ao nível físico.  Por outro lado, como prova a experiência, é capaz de devolver ao corpo físico, emocional e mental sua condição ótima de funcionamento energético.  No processo, evoluímos como pessoa, nos conhecemos melhor e vivemos com mais felicidade e leveza.  É o que se chama bem-estar.

Como se desenvolve o processo terapêutico?

Embora isso possa variar um pouco, sempre se inicia com o diálogo e a criação de uma relação empática entre o terapeuta e o cliente.  Todo processo terapêutico pertence a essa díade e não exclusivamente a um ou outro.  Toda a técnica é empregada em comum acordo, nunca por imposição. E é importante estabelecer objetivos claros, desde o princípio.

Quanto tempo dura a terapia?

Não há prazo determinado.  A Terapia Holística é um processo e como tal o caminho é tão importante quanto a chegada. Por exemplo, numa terapia profunda, a duração é estabelecida pelo próprio cliente.  Quando ele estiver satisfeito com os resultados alcançados, é quando deve parar.

Terapia Holística envolve alguma religião?

Não.  Embora alguns de seus princípios filosóficos sejam partilhados por religiões estabelecidas, não há dogmas, nem a crença em qualquer tipo de divindade ou ser superior.  Por outro lado, também não se indispõe com qualquer religião.

Existe alguma incompatibilidade entre a Terapia Holística e tratamentos médicos?

Não.  Um dos princípios fundamentais da Terapia Holística é que ela não trata diretamente doenças e não usa os mesmos paradigmas da medicina.  Portanto, não existe incompatibilidade e a Terapia Holística não substitui o tratamento médico.  O Terapeuta Holístico trata desarmonias psico-energéticas, que uma vez re-equilibradas promovem o funcionamento ótimo dos nossos corpos sutis.

Como posso escolher qual modalidade de Terapia Holística serve para mim?

Mais importante que a modalidade é a escolha do terapeuta.  Busque conhecê-lo.  O Conselho de Auto-Regulamentação da Terapia Holística  mantém um sistema  que, embora não obrigatório, serve como referência de que padrões de qualidade são empregados nos atendimentos.  Esses profissionais se identificam através de seu registro CRT, o credenciamento do Terapeuta Holístico.  Além disso, nada melhor do que uma conversa pessoal para que se entenda perfeitamente a proposta de trabalho do terapeuta e se esta atende suas necessidades.  Mas se você já tem em mente algumas das modalidades da Terapia Holística, inclua esse tema na conversa com o terapeuta.  Assim ele poderá adaptar o tratamento às suas expectativas.

Menores de idade podem ser tratados com Terapia Holística?

Com autorização de seus responsáveis legais, sim.  Nada impede que crianças e adolescentes se beneficiem da Terapia Holística.  Inclusive, o processo terapêutico pode ser muito útil nas crises de crescimento que se manifestam nessa faixa de idade.