O Oráculo Rúnico

 

DSC05708Runa vem do idioma nórdico antigo Rún, que significa segredo, sabedoria secreta, sinal mágico. Apenas por extensão tomou o sentido de letra, ou seja, o uso mágico precede o uso na linguagem escrita.

 

O oráculo rúnico traz sempre uma mensagem franca e direta, sem rodeios. O povo nórdico, criador das runas, não podia se dar ao luxo de uma filosofia muito elaborada. Vivendo num clima hostil, a mensagem tinha que ser entendida de imediato, pois não havia muito tempo para a hesitação. Não tomar uma decisão poderia significar que a decisão seria tomada pelo ambiente em que viviam e o resultado seria o pior para a comunidade – sua aniquilação. Portanto, a mensagem das runas não é sofisticada. É óbvia.

 

Como em todo oráculo, as runas são um passaporte para a viagem ao Inconsciente. É nele que surgem todas as interpretações, através da imaginação ativa, num processo muito semelhante ao sonho lúcido. O runester (quem joga as runas) deixa-se divagar para que a interpretação aflore.

 

A interpretação leva em consideração o entendimento nórdico do tempo, dividido em três fases conectadas: “O que é”, equivalente ao passado, é a única realidade, nunca longínquo, mas sempre entendido como tendo acabado de acontecer, ainda vivo. O que aconteceu no momento da criação do mundo é tão presente quanto há um segundo atrás.  “O que está se tornando” é o presente, pequeno, curto e sempre mutável, que nasce, a cada segundo, das raízes do passado. É nele que vivemos e onde agimos para definir o futuro.  O futuro – “o que deverá ser” é visto somente como um campo de possibilidades, ainda indefinido. O conceito de destino – Wyrd – não é o de algo inevitável, escrito, fixo, mas que está sendo permanentemente construído.

Portanto, o que o oráculo rúnico faz é indicar-nos o caminho a tomar no momento presente para alterar favoravelmente nosso futuro. Isso é muito melhor que “adivinhar o futuro”, como se o que vai nos acontecer fosse inevitável. As runas nos ensinam que, independente da seriedade da situação em que nos encontramos, sempre há um caminho para ter um futuro melhor.

 

Se quiser conhecer o Oráculo Rúnico, tanto para consultar-se como para aprendê-lo, terei o maior prazer em ajudar. Entre em contato para maiores detalhes:

 

iriel@irielbueno.com.br           (21)97207-7722